Revista de Ciências Humanas

Na apresentação da Revista, em sua edição inaugural, se indicava que ela representava a consolidação da área de ciências humanas na Universidade Federal de Viçosa, que teve um início voltada essencialmente para as ciências agrárias. Hoje, mais que a consolidação das áreas de ciências humanas e sociais, pode-se comemorar a  consolidação de sua revista, a que se somam as revistas específicas de cursos e programas do CCH.

A Revista de Ciências Humanas, com seu lastro e suporte, se deve aos cursos de graduação e programas de pós-graduação do CCH, tendo entre seus objetivos divulgar sua produção acadêmico-científica, sem, contudo, restringir-se a esse universo endógeno. Segue o que fora definido desde sua primeira edição: “Cumpre enfatizar que este não é um espaço restrito à produção acadêmica da UFV. Desejável é que ela continue sendo — como patenteado neste número inaugural — um ponto de encontro de diferentes segmentos da comunidade acadêmica nacional da área.”

 

Para colaborar com a Revista basta enviar artigo e resenha, de acordo com as normas editoriais, para o e-mail reviscch@ufv.br e aguardar o resultado do processo de avaliação. E para colaborar como parecerista os interessados podem enviar seus dados e seu currículo Lattes para o mesmo endereço eletrônico, quando passará a integrar nosso banco de dados nas áreas temáticas indicadas.

 


Indexada em:
Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal [http://www.latindex.org]
Clase - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades [http://clase.unam.mx]

Uma publicação multidisciplinar para nosso tempo

A Revista de Ciências Humanas, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa, editada desde 2001, é publicação semestral, com ênfase multidisciplinar. Tem como objetivo publicar trabalhos teóricos, práticos e de pesquisas desenvolvidos nas áreas de ciências humanas e sociais. Seu público-alvo são estudantes, professores, pesquisadores dessas áreas e o público em geral que se interesse pelas temáticas de sua cobertura. A publicação é financiada pelo mesmo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Suas edições se caracterizam pela publicação de dossiês temáticos, pela seção “Estudos & Debates”, que contempla artigos diversos, fora dos temas do dossiê. Também apresenta resenhas e resumos das dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Em seus 15 anos de trajetória, a Revista de Ciências Humanas tem se dedicado a aprofundar os objetivos que motivaram sua criação, expandindo seu alcance para além das fronteiras da Universidade Federal de Viçosa e da região. Sua edição on-line, em que disponibiliza na íntegra todo o seu conteúdo, contribui para fortalecer ainda mais a relação da Revista com seu público e com os colaboradores. Com qualidade, consistência e seriedade, a Revista chega a todas as regiões do país, às bibliotecas das áreas de sua abrangência. E sua versão on-line permite ultrapassar fronteiras.

O periódico científico publicado pelo CCH, para atender as diferentes áreas de conhecimento, num processo de constante qualificação, visa contribuir para a divulgação científica e o intercâmbio cultural.

Os artigos enviados à publicação são submetidos a criterioso processo de seleção, avaliação e aprovação, através do sistema “peer review”, em que os avaliadores se baseiam em formulário da Revista para sua análise, sem identificação de pareceristas e autores entre si.

Geralmente são realizadas chamadas de artigos para os dossiês. Artigos e resenhas para as outras seções são recebidos em fluxo contínuo, permanentemente.




Na trilha da ciência, cultura, conhecimento e de sua divulgação.