Fórum de Pesquisa

 

O III Fórum de Pesquisa do CCH é um evento promovido pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCH – da Universidade Federal de Viçosa e tem como objetivo promover a articulação entre os pesquisadores dos diferentes departamentos que compõem o Centro, bem como garantir que os vínculos criados se concretizem em publicações e projetos coletivos.

 

Nesta edição, o fórum empregará um modelo de atividades contínuas durante o segundo semestre de 2015: nos meses de setembro, outubro e novembro, as atividades do Fórum serão distribuídas em grupos de trabalhos temáticos, propostos e organizados por pesquisadores do CCH. Os grupos serão responsáveis por elaborar um relato de suas atividades (texto/artigo sobre o tema escolhido) – que será publicado em livro editado pelo CCH – e por reunir subsídios para preparar um projeto de pesquisa a ser  submetido para as agências de fomento científico do país.

 

Como os eixos de trabalho serão criados?

 

A partir do dia 20 de agosto, o III Fórum de Pesquisa do CCH abrirá inscrições para os interessados em participar dos grupos de trabalho do evento. A comissão organizadora do Fórum sugere 12 eixos temáticos para a criação dos grupos, porém, outras propostas temáticas serão aceitas.

Os 12 eixos temáticos sugeridos pela Comissão são:

 

  1. Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável.
  2. Cultura, Memória, Arte e Patrimônio.
  3. Sociedade, Urbanização, Cidades e Corpo.
  4. Subjetividade e Identidade: Estudos de Gênero, Inclusão e Diferenças.
  5. Trabalho, Organizações, Dispositivos Dialógicos e Contextos Organizacionais.
  6. Políticas Públicas, Gestão Social e Desenvolvimento.
  7. Arte, Educação e Linguagens.
  8. Discursos e Conflitos Socioambientais, Sustentabilidade de Sistemas Socioecológicos.
  9. Regulamentação, Accountability, Transparência, Finanças Corporativas e Públicas.
  10. Cultura e Sociedade: Imaginários, Representações e Saberes.
  11. Formação de Professores e Processos Educativos.
  12. Estado, Teorias Políticas, Instituições e Direitos.

 

Os interessados em participar poderão se inscrever por meio do formulário de inscrição. As inscrições poderão ser realizadas por um grupo de trabalho ou de forma individual.

 

Caso a inscrição seja em grupo, a proposta deve reunir pelo menos pesquisadores de três (03) departamentos diferentes do Centro e deve estar alinhada a um dos eixos temáticos recomendados ou sugerir um novo eixo. Cada grupo de trabalho deve identificar um pesquisador-líder que será responsável por mediar as atividades da equipe. Para a efetivação da inscrição será necessário informar: o grupo de pesquisadores proponentes, o pesquisador-líder do grupo, o eixo temático e uma breve descrição (máximo de 1.200 caracteres) do objetivo do grupo de trabalho.

 

Uma vez que as equipes forem formadas, serão divulgadas para a comunidade acadêmica do CCH a partir do dia 10 de setembro, para que os pesquisadores que não fizeram parte de nenhuma proposta possam se inscrever nos grupos de trabalho existentes ou sugeridos pela comissão organizadora do Fórum. Ainda, os pesquisadores que se inscreverem de forma individual serão alocados nesses grupos após o término do prazo para as inscrições.

 

Como os grupos de trabalho funcionarão?

 

A comissão organizadora do Fórum dá liberdade para que cada grupo crie a sua própria dinâmica de funcionamento, entretanto, sugere que os grupos propostos organizem encontros periódicos durante os meses de realização do evento. Isso permitirá uma troca de conhecimentos e de experiências de pesquisa que resulte na identificação de objetivos comuns e se materialize em resultados concretos.

Cada grupo de trabalho deverá produzir um relato (texto/artigo) de suas atividades e dar início à preparação de um projeto de pesquisa resultante das discussões entre seus membros. Os grupos de trabalho poderão solicitar apoio à Equipe do Fórum por meio da sua secretaria.

 

Calendário do III Fórum de Pesquisa do CCH:

 

20 de agosto a 10 de setembro: período de submissão das propostas de grupos de trabalho

10 de setembro: cerimônia de abertura do Fórum – palestra com o professor Pedro Puntoni (USP)

Local: Auditório do Departamento de Engenharia Florestal, às 19 horas.

20 de agosto a 21 de setembro: inscrição de pesquisadores não vinculados a grupos de trabalhos em grupos já existentes

Setembro, outubro e novembro: atividades dos grupos de trabalho do Fórum

5 de outubro: mesa-redonda com os professores Evaldo Vilela (UFV/FAPEMIG), Luiz Oosterbeek (IPT/Portugal)  para tratar do tema “A Conferência Mundial das Humanidades e o Ano Internacional do Entendimento Global: refundar as Ciências H Humanas para um Século de Incerteza” e Alvaro João Magalhães de Queiroz (UFJF) para trabalhar o tema “Algumas Aplicações em Inteligência Artificial e Inteligência Aumentada em Filosofia da Mente, Arte e Literatura”.

 

Secretaria:

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Edifício Arthur da Silva Bernardes, sala 102

Universidade Federal de Viçosa

Telefone: 3899-3358

 

Comissão Organizadora:

Profª. Maria Carmen Aires Gomes (Coordenadora Geral)

Prof. Elvânio Costa de Souza

Prof. Ulysses  da Cunha Baggio

Profª. Simone Caldas Tavares Mafra

Profª. Evanize Kelli Siviero Romarco

Prof. Rubens Leonardo Panegassi

Prof. Fabrício Roberto Costa Oliveira

Profª. Heloísa Raimunda Herneck

Prof. Henrique Moreira Mazetti

Profª. Nálbia de Araújo Santos

Profª. Patrícia Aurélia Del Nero

 

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress