Informativos

NEAB realiza Semana da Consciência Negra de Viçosa

12249688_907078089374018_5990835045455663672_n

 

A história do Brasil é marcada pela barbárie e pela violência, sobretudo, contra a população negra. Submetida a um processo cruel de escravidão, que marcou de maneira definitiva a história desse povo e dos seus descendentes. Depois de quase quatro séculos de escravidão, os negros foram libertos. Todavia, a assinatura da Lei Áurea, os aprisionou a novas formas de escravidão. Sendo libertos sem nenhum tipo de recurso que lhes garantissem dignidade, os ex – escravos foram abandonados à própria sorte. Saíram das senzalas e foram para as favelas, feridos em sua dignidade.

Hoje, depois de 127 anos da suposta Abolição, os negros brasileiros descendentes dos africanos escravizados, em sua maioria, ainda vivem à margem da sociedade. Estando no topo das estatísticas negativas que mostram o quanto essa população ainda sofre com os efeitos da escravidão dos seus ancestrais. Nesse contexto, nós, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros de Viçosa, estamos construindo a SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE VIÇOSA, evento que será realizado entre os dias 16 e 21 de novembro de 2015 na UFV, e que contará com uma programação diversificada: palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, atividades culturas, minicursos, oficinas, entre outras.

Assim, através da Semana da Consciência Negra, pretendemos promover debates que mostrem a real situação da população negra brasileira. População que mesmo vivendo à margem, não se conforma com o espaço que lhe foi destinado, resistindo à uma sociedade que tenta a todo custo invisibilizá-la. Resistência que busca por um modelo de sociedade brasileira que reconheça a dívida histórica que tem com a população afrodescendente, para que assim possamos marchar juntos na construção de uma nação que respeite as diferenças e em vez de anular a identidade do povo afro-brasileiro, possa contribuir para o empoderamento de mulheres e homens negros e para o fortalecimento da sua identidade étnico-racial.

Para informações confirme presença na página do facebook: https://www.facebook.com/events/940757339340142/ ou acesse o site do NEAB Viçosa em: http://neabvicosa.blogspot.com.br/

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress