Informativos

Evento discute áreas em que o geógrafo atua

O evento “O que os geógrafos andam fazendo? Uma reflexão sobre o bacharel em Geografia e o mercado de trabalho” promoveu uma conversa sobre o que é o profissional da Geografia e as diversas áreas que este poderia atuar. Segundo a organizadora do evento Maria Isabel de Jesus Chrysostomo, essa conversa tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância experiência no mundo acadêmico.

“O resultado esperado é a importância de refletir sobre as experiências da universidade sejam elas na disciplina estágio particularmente ou em outras experiências como projeto de extensão, projeto de pesquisa” declara Maria Isabel.

Antes de começar a fala dos convidados, a organizadora do evento falou da disciplina estágio como forma do estudante de Geografia ganhar experiência antes de entrar no mercado de trabalho e também dos vários campos de atuação como planejamento urbano e regional e na área ambiental.

A primeira fala foi realizada por Gilberto Fialho, Analista Ambiental do Instituto Estadual de Floresta (IEF) e Coordenador do Centro de Estudos e Desenvolvimento Florestal (CEDEF). Que contou sua trajetória até ocupar o cargo. Falou ainda sobre o Centro de Estudos e Desenvolvimento Florestal (CEDEF) e das atividades realizadas na área de análises e projetos.

A segunda fala foi do Analista do Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (NACAB) Lucas Magno, que contou rapidamente sobre a vida acadêmica e sua participação no Movimento dos Atingidos por Barragens.

Para fechar a noite foi do blogueiro e professor Gabriel Egídio contou que através de um blog e das páginas nas redes sociais, ele procura “transformar a Geografia em um papo de encontro”, pois ele percebe que os conhecimentos ficam muito restritos a academia. Para isso, administra o blog Suburbano Digital (http://suburbanodigital.blogspot.com.br/), a página no Facebook (https://www.facebook.com/suburbanodigital) e o grupo Mais Geografia reservado para que os seguidores deem sugestões de postagens e a página em inglês The Geography.

O estudante do segundo período, Vinícius Diogo, não sabia quais áreas ele poderia atuar como geógrafo e viu no evento uma oportunidade para aprender mais e tentar traçar seu futuro. “Eu não tinha noção sobre a atuação dos bacharéis em geografia. Tem muitas áreas que podemos atuar e vi quais são as ofertas. Deu para clarear as ideias.”, conta Vinícius.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress