Informativos

Está acontecendo o III Seminário Argumentos do Corpo

O III Seminário Argumentos do Corpo – Diretrizes da Dança organizado pelo Departamento de Dança e pelo Neparc (Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-Corporais) iniciou-se ontem, dia 16 de novembro, na sede do DAH com Workshops e um Fórum Municipal de Políticas Públicas. O Fórum aconteceu as 14 horas e foi ministrado pela Professora Andréa Bergallo, e contou com a participação do Vereador e Secretário de Cultura Geraldão e da Diretora do Núcleo de Arte e Dança de Viçosa-MG.

O seminário tem como propósito levar as pessoas as lutas e melhorias para a dança e as dificuldades que essa classe vem passando, buscando por meio de palestras workshops, fóruns, apresentação de trabalhos, oficinas, mesas redondas , palestras, espetáculos e conferências mostrar essas conquistas e desafios, esclarecendo dúvidas e aplicando por meio de práticas as funções que a dança exerce culturalmente.

O Fórum Municipal de Políticas Públicas aconteceu após os workshops ministrados pela Fernanda Eugênio. Ele mostrou inicialmente a dança como uma manifestação, evidenciando sempre a luta pela melhoria. O Secretário da Cultura Geraldão aponta que o poder público e a política devem ter como princípio a cultura e com a população que nela está inserida. “Sempre defenderei a participação da sociedade civil para políticas públicas”, aponta o secretário.

O Secretário ainda aborda a questão sobre a criação de um primeiro Polo de discussão sobre o sistema nacional de cultura que foi colocado em prática em Uberaba e que vem dando muito certo, e que por isso vieram acontecendo discussões para implementar em Viçosa esse sistema municipal de cultura. A aplicação vem sendo lenta pois é uma lei bastante ampla e que necessita de pré-requisitos, como um conselho, fundos e um plano municipal de debates sobre diretrizes da cultura, mas em junho de 2014 foi criado o Primeiro Conselho de Política Cultural. Nesse conselho, é necessário a participação de profissionais da Dança e por isso os palestrantes destacam as áreas que um profissional formado em Dança pode atuar.

A Diretora do Núcleo de Arte e Dança de Viçosa-MG Patrícia Lima aponta que o Polo está nos papeis e que está começando a ser colocado e prática, assim ela diz que a relação do conselho com o curso de Dança da UFV é: “Fazer com que a dança se torne um carro chefe da cultura”. Para isso, é necessário a participação dos alunos e dos profissionais da Dança para se candidatarem aos cargos do conselho.

Para Gabriela De Grazia, aluna do 4° período do curso de Dança e membro do CA do curso de Dança, o evento está bem interessante, pois o seminário está trazendo palestrantes de todo o Brasil, além de conter oficinas bastante produtivas. “Estou gostante bastante, estou envolvida na produção e estou gostando do que vem acontecendo até agora”. Gabriela procura agregar o máximo de conhecimento possível, além disso ela espera que o evento reflita positivamente na cultura de Viçosa.
Para ficar ligado na programação do Seminário acesse: http://www.argumentosdocorpo.com.br/, em Programação Completa.

 

DSC_0043

 

DSC_0046

 

DSC_0037

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress