Informativos

A UFV também entra no conta- gotas

 Por Letícia Gusmão

 Por todo o Brasil a população sofre com a pressão reduzida da rede hídrica, sendo que alguns lugares já enfrentam um rigoroso racionamento, ficando quatro ou até cinco dias por semana sem água. Em Viçosa, o fornecimento de água passa por um estado crítico desde 2014, e ainda que o último período chuvoso tenha permitido o fim do rodízio, a escala de distribuição voltou a vigorar na cidade há pouco mais de um mês.

Como a ordem é economizar para durar, a Universidade Federal de Viçosa também iniciou o rodízio de abastecimento da água no campus. Desde segunda-feira (14) a UFV foi dividida em sete setores. Cada um deles terá o abastecimento suspenso em um dia da semana das 22h às 6h. Além de ser uma medida para auxiliar na redução do consumo de água, também vai facilitar eventuais vazamentos na rede de distribuição e ainda tentar impedir que a situação do abastecimento se agrave ainda mais. Toda a comunidade UFV pode colaborar, comunicando qualquer sinal de desperdício e, ou vazamento de água á Pró-reitoria de Administração pelos telefones 3899-4444, das 7h às 18h, ou 3899-4000, a partir das 18h.

Além de ficarem atentos, todos podem aprender a usar a água de forma mais consciente, especialistas indicam que o melhor caminho é o reúso. Segue algumas dicas para não perder uma gota:

• Coloque um balde embaixo da goteira que cai do seu ar-condicionado e reutilize a água para outras atividades domésticas

• Otimize seu tempo e consumo de água no banho, cada cinco minutos de banho gastam 60 litros de água. Se você reduzir o tempo no chuveiro em um minuto, por exemplo, economiza 12 litros.

• Reaproveite a água que a máquina de lavar roupa usa para o enxague, limpando o chão, por exemplo

• Quando for lavar o carro, troque a mangueira pelo balde. • Desligue a torneira ao fazer a barba, lavar as mãos ou escovar os dentes. Uma torneira laberta gasta de 12 a 20 litros por minuto. E depois do uso verifique se a torneira ficou bem fechada. O pinga-pinga gera um consumo de 6,5 mil litros ao longo do mês, o suficiente para 45 pessoas tomarem banhos com duração de 15 minutos.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress